Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Kosovo (II)

Domingo, 17.02.08

Dia de independência do Kosovo - conforme já se anunciava de há tempos a esta parte. Por convite gentil da TSF acompanho em estúdio o desenvolvimento da proclamação efectuada no Parlamento de Pristina, comentando os acontecimentos. Algumas notas enformam os comentários produzidos:

  1. O Kosovo durante séculos foi parte integrante do Império Otomano. Mas é igualmente considerado o berço da nacionalidade sérvia.

  2. Da supressão da autonomia da província em 1989 à intervenção da NATO em 1999, o regime de Slobodan Milosevic tratou com mão de ferro a província, chacinando inúmeros kosovares albaneses, enquanto estes opunham uma «resistência passiva» edificando uma contra-sociedade albanesa.

  3. Um dos temas centrais em análise prende-se com a questão da viabilidade do novo Estado baseado unicamente na homogeneidade étnica. Até que ponto não estaremos ante a substituição de uma dependência (da Sérvia) por novas dependências (militarmente, dos EUA e da NATO, economicamente, da União Europeia)?

  4. A questão fundamental é a de saber se a homogeneidade étnica é suficiente para a criação de um Estado. Necessária, é - mas será suficiente? Esta é a questão fundamental que perpassa por todo o debate em torno desta independência.

  5. Não se pode ignorar a questão do precedente que se abre, aceitando-se uma proclamação unilateral de independência com base apenas na diferenciação étnica - a quantas situações semelhantes não poderemos estar a abrir as portas?

  6. Merece uma ~referência especial a posição da Rússia - recusa reconhecer a independência do Kosovo com base unicamente na proclamação unilateral da mesma sem reconhecimento pela ONU com receio que o mesmo princípio se aplique a regiões e territórios seus. Simultaneamente, porém, há indícios de que pode vir a estimular movimentos semelhantes de minorias étnicas que aspiram à independência sobretudo no território da Geórgia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Joao Pedro Dias às 18:51






links

ORGANIZAÇÕES EUROPEIAS

COMUNICAÇÃO SOCIAL



comentários recentes

  • Jorge Greno

    Mas então o Português deixou de ser língua oficial...

  • Pedro

    Bom dia,O Casa Europa está novamente em destaque n...

  • Henrique Salles da Fonseca

    BRAVO!!!Todos os políticos no activo praticaram o ...

  • O mais peor

    Até que enfim o sapo destaca um blogue de valor qu...

  • De Puta Madre

    Eu Gostaria que o Espaço Europeu não Tivesse nos S...

  • Dylan

    Se no caso egípcio, algumas pessoas acharam por be...

  • Carlos Medeiros

    Gostei do post. Estou totalmente de acordo. E cons...

  • silveira

    Não é isso que diz a notícia!... De qualquer forma...

  • silveira

    Se eu fosse juíz sentiria vergonha por esta rejeiç...

  • silveira

    É claro como água!... Para voltarmos a ter justiça...