Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Um Manual científico ou um Ensaio político?

Segunda-feira, 07.04.08

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros polaco e alemão acordaram hoje impulsionar a redacção conjunta de um manual escolar de História para revelar os pontos em comum e as divergências entre os dois povos

Um projecto desta natureza tem de ser tratado com bastante cuidado e é facilmente atreito às críticas habituais de quem faz da crítica à União Europeia uma forma de ser e de estar no comentário político. Em rigor estamos perante a sequência de um projecto já antigo, lançado por Chirac e por Schroeder, que permitiu lançar as bases de um Manual de História franco-alemão. Desta feita o projecto estende-se à Alemanha e à Polónia. Três comentários, porém, não podem deixar de ser levados em consideração:

  1. Em primeiro lugar, a Europa que queremos construir tem de ser, cada vez mais, a Europa da multiplicidade e da diversidade. Não a Europa do directório e da voz única ou comum, das verdades oficiais e da história re-escrita, da assimilação das diversidades e do discurso oficial. Com base nestas permissas, nada impede a elaboração de um Manual conjunto que esteja em sintonia naquilo onde as sintonias sejam possíveis e evidencie todas as diferenças que houver que evidenciar.
  2. Em segundo lugar, é absolutamente indispensável que uma tal iniciativa seja um verdadeiro produto das comunidades académicas e científicas dos diferentes Estados e não uma encomenda dos respectivos poderes políticos. Só assim a credibilidade do projecto estará garantida e a sua validade científica salvaguardada.
  3. Finalmente, conseguirá um projecto desta envergadura ultrapassar qualquer uma das duas ameaças que o podem tornar absolutamente dispensável, a saber: ser tão consensual que acabe por ser absolutamente vago e genérico ou ser tão abrangente que, afirmando tudo e o seu contrário, se reconduza a um mero somatório de factos inquestionáveis, desprovidos de toda a interpretação e, portanto, inútil?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Joao Pedro Dias às 15:27






links

ORGANIZAÇÕES EUROPEIAS

COMUNICAÇÃO SOCIAL



comentários recentes

  • Jorge Greno

    Mas então o Português deixou de ser língua oficial...

  • Pedro

    Bom dia,O Casa Europa está novamente em destaque n...

  • Henrique Salles da Fonseca

    BRAVO!!!Todos os políticos no activo praticaram o ...

  • O mais peor

    Até que enfim o sapo destaca um blogue de valor qu...

  • De Puta Madre

    Eu Gostaria que o Espaço Europeu não Tivesse nos S...

  • Dylan

    Se no caso egípcio, algumas pessoas acharam por be...

  • Carlos Medeiros

    Gostei do post. Estou totalmente de acordo. E cons...

  • silveira

    Não é isso que diz a notícia!... De qualquer forma...

  • silveira

    Se eu fosse juíz sentiria vergonha por esta rejeiç...

  • silveira

    É claro como água!... Para voltarmos a ter justiça...