Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Lucidez

Quinta-feira, 01.09.11

"Francia y Alemania comparten la responsabilidad por la crisis que afecta a la eurozona. Según Kees de Jager, ministro democristiano holandés de Finanzas, las dos grandes economías de la UE "abrieron en 2003-2004 la compuerta que ha generado los problemas actuales". "Ese año presentaron un déficit presupuestario nacional que superaba el límite del 3% regulado en el Pacto de Estabilidad. A partir de entonces, otros países dejaron de acatar las normas fiscales", ha dicho durante un encuentro con la prensa extranjera destacada en Holanda. De Jager considera que el mal ejemplo dado por galos y germanos no debe repetirse: "Muestra falta de gobernabilidad. También evidencia los problemas derivados de que no haya un organismo regulador independiente para la eurozona". Con todo, Holanda "está dispuesta a colaborar para frenar la crisis", ha añadido."

 

A verdade acaba por vir sempre ao de cima. Pode demorar - mas vem. Esta intervenção do Ministro holandês das Finanças é lapidar. Foram a França e a Alemanha quem começou a violação das regras do Pacto de Estabilidade e, assim, abriu as portas para que outros Estados europeus seguissem o mesmo caminho endividando-se e multiplicando os seus défices orçamentais. Não tardou a serem seguidos por vários outros. O resultado, esse, está à vista de todos.

 

Pese embora se tenha limitado a constatar uma evidência, pode ser que este ensaio de lucidez do Ministro holandês ajude a encontrar um caminho para superar as dificuldades. Reconhecer as suas origens pode ser já um bom começo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Joao Pedro Dias às 23:49






links

ORGANIZAÇÕES EUROPEIAS

COMUNICAÇÃO SOCIAL



comentários recentes

  • Jorge Greno

    Mas então o Português deixou de ser língua oficial...

  • Pedro

    Bom dia,O Casa Europa está novamente em destaque n...

  • Henrique Salles da Fonseca

    BRAVO!!!Todos os políticos no activo praticaram o ...

  • O mais peor

    Até que enfim o sapo destaca um blogue de valor qu...

  • De Puta Madre

    Eu Gostaria que o Espaço Europeu não Tivesse nos S...

  • Dylan

    Se no caso egípcio, algumas pessoas acharam por be...

  • Carlos Medeiros

    Gostei do post. Estou totalmente de acordo. E cons...

  • silveira

    Não é isso que diz a notícia!... De qualquer forma...

  • silveira

    Se eu fosse juíz sentiria vergonha por esta rejeiç...

  • silveira

    É claro como água!... Para voltarmos a ter justiça...