Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Para uma cronologia europeia

Sexta-feira, 23.01.04
  • Os MNE's dos Quinze vão iniciar a dis­cussão sobre o embargo de armamento à China, imposto em 1989, em consequência do massacre na Praça de Tianamen, em Pequim. A China é um dos raros países aos quais a UE impôs o bloqueio, a par da Birmânia, o Sudão e o Zimbabué. A questão foi levantada pelo PR francês, Jacques Chirac, na última cimeira europeia. Também o Chanceler alemão, Gerhard Schröeder se mostrou favorável ao fim do embargo.
  • Os Ministros da Justiça e do Interior da UE reuniram-se em Dublin para discutir a possibilidade de se estabelecer uma «Euro-Ordem» para a recolha de provas judiciais. Caso haja consenso, vai ser possível estabelecer a troca de provas entre juízes da UE nos processos penais, de uma forma rápida. A proposta da CE permite que qualquer tribunal da UE possa utilizar objectos, documentos e dados recolhidos de processos penais de outros Estados-Membros, excluindo declarações de testemunhas e vítimas, e interrogatórios de pessoas suspeitas.
  • O MNE francês, Dominique de Villepin, propôs em Moscovo a construção de uma «verdadeira associação estratégica» entre a Rússia e a Europa nas áreas da segurança, política externa e defesa, e defendeu o estudo da possibilidade de missões conjuntas no âmbito da manutenção da paz.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Joao Pedro Dias às 15:37


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.